segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mirage 250 Efi 2012 - Solução do Barulho no Pinhão


Tentei esquecer o ruido do pinhão, uma vez que a autorizada 46Edgard Soares disse ser normal, mas como sou muito encanado, nao satisfeito, fiz algumas pesquisas net em busca de alguém com um problema semelhante, independente da moto.

Encontrei um post de 2010 de um proprietário de uma intruder com 4400km que ao esticar a corrente e efetuar a limpeza começou fazer um tec tec proximo ao pinhao.

Esse proprietário relatou que o problema ocorreu devido aos elos da corrente que ficaram engripados e com isso qdo a corrente fazia a curva no pinhao, comecava sem dobrar e logo depois dobrava de uma so vez provocando os estalos.

Diante dessa informação decidi fazer a mesma coisa que esse proprietário fez para solucionar seu problema.

Primeiro procurei por um lubrificante de corrente que fosse bastante indicado por motociclistas, e baseado em muitos relatos positivos encontrados na internet, no sábado comprei o lubrificande de corrente Motul Chain Lube por R$60,00



Esse lubrificante, segundo relatos de usuários, em condições normais deve ser utilizado de 400 em 400km e as principais vantagens são a de ser um óleo que possui uma viscosidade que penetra em todos os elos da corrente por menor que seja o vão e além disso, ao rodar não respinga na roda.

Essa ultima vantagem, pelo menos nos 6km que rodei após aplicar, não vi NENHUM respingo.

A desvantagem desse lubrificante é que para ter TODAS essas vantagens, o preço é superior a média de outros lubrificantes, porém se fizer tudo o que está relatado em diversos foruns de motociclismo espalhados na net, na MINHA OPINIÃO valerá a pena.

Ao chegar em casa, antes de qualquer coisa, peguei a moto, dei uma volta no quarteirão e ao retornar e empurra-la desligada lá estava o tec tec novamente.

Passei um pano seco por toda a corrente, para tirar os residuos de graxa, embora tenha percebido que a corrente não estava muito lubrificada.

Apliquei um jato de spray por toda a corrente e ao empurrar a moto desligada, o tec tec havia sumido.

Nessa hora sai para dar uma volta para testar e após rodar 4km, ao empurrar a moto desligada o tec tec havia diminuido uns 80%, mas ele ainda estava lá.

Passei mais um jato de spray na corrente e mais uma vez o tec tec sumiu, porém dessa vez resolvi deixar o oleo dar uma secada até o dia seguinte, antes de fazer mais um teste.

No dia seguinte, após rodar 2km e empurrar a moto desligada não ouvi mais o TEC TEC.

Conclusão


Tudo indica que meu problema era somente falta de lubrificação, acredito que a autorizada 46Edgard Soares tenha limpado a corrente com querosene para sair a graxa e ao lubrificar, alguns elos ficaram engripados.

Ao aplicar o Motul Chain Lube, o lubrificante penetrou nos elos desengripando-os.


Melhor maneira para lubrificar a corrente


Quando pesquisei sobre lubrificante de corrente, passei por alguns posts sobre maneiras de limpar e lubrificar a corrente, como minha corrente estava limpa e quase seca, não me preocupei com esse quesito, simplesmente limpei com um pano seco e em seguida apliquei o lubrificante.

Daqui alguns Km, quando eu for "re-lubrificar", como sou LEIGO em mecânica, farei mais pesquisas referente a melhores maneiras de lubrificação.

Portanto, deixarei para um outro post, o relato da minha conclusão referente a todas as pesquisas que eu vier fazer com relação a esse assunto.


Resumo Geral sobre a revisão dos 3000km


Ao Marcar a revisão  (Mais detalhes clique aqui)

-Fiquei surpreso com relação ao fechamento de muitas autorizadas kasinski

- Soube que a maioria das autorizadas não atendem mais garantia, ou seja, quem comprar uma mirage 0km  ficará restrito a ser atendido em garantia, somente a algumas autorizadas

Pós revisão feita na 46Edgard Soares (Mais detalhes clique aqui)

- Tudo aparentemente OK com exceção de um barulho perto do pinhão

Retorno da 46Edgard Soares referente a análise do barulho do pinhão (Mais detalhes clique aqui)

- O mecanico falou que o barulho era normal.

- Em conversa com Marcio da 46Edgar Soares, relatou que o retificador das mirages com injeção delphi não dão mais problema


Com tudo aparentemente resolvido, no fim de semana que der, pegarei uma estradinha e ai sim se tudo ocorrer bem, poderei dizer que "apesar dos pesares" a revisão dos 3000km tão temida por alguns proprietários terá sido um sucesso... ou não...rs

Até o próximo post



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mirage 250 efi 2012 - Barulho no Pinhão/Corrente e situação da Kasinski

Conforme relatado no post anterior, ao sair da autorizada e chegar em casa notei um barulho na corrente próxima ao pinhão.

Hoje consegui arrumar um tempo e levar a moto na autorizada 46Edgard Soares localizada na Mooca, para os mecânicos verificarem o barulho relatado no vídeo abaixo:



O mecânico abriu a tampa que cobre o pinhão e verificou que estava tudo normal, deu uma afrouxada na corrente mas o barulho continuou.

Me orientou que esse barulho, devido ao mecanismo novo e o ajuste feito na revisão, a corrente esta se assentando, e após eu rodar alguns km o barulho vai parar.

Ao retornar para casa parei em uma mecanica de motos e perguntei a opinião do mecânico que me falou a mesma coisa.

Embora todo mundo dizendo que é normal, devido ao mecanismo novo, antes, qdo era mais novo não fazia barulho e agora está fazendo. Fiz algumas pesquisas na net e encontrei alguns problemas semelhantes e soluções.

No fim de semana do dia 16 de novembro farei mais algumas tentativas para solucionar esse problema.

Estator e Retificador


Enquanto o mecânico verificava o pinhão, perguntei ao Marcio se valeria a pena na revisão dos 9000km, como medida preventiva, trocar o Retificador e Estator mesmo se não houver defeito pois a maioria dos relatos referente a problemas ocorrem por volta dos 10.000km

O Marcio me respondeu que as Mirage com Injeção Delphi é muito difícil dar problema de retificador e estator e que todas as ocorrências são de mirage com a injeção antiga.

Portanto se você leitor possuir uma mirage com injeção delphi e teve problema com estator ou retificador, faça um relato nos comentários desse post para compartilhar sua experiência com outros leitores.


Pendencia da 46Edgard Soares comigo


A 46Edgard Soares ainda não conseguiu uma resposta da concessionária com relação a alteração do meu cadastro no sistema.

Como o meu celular está cadastrado com 9 digitos, devido a um bug no sistema, a 46Edgard Soares não consegue gravar as informações da revisão que fiz e emitir o relatório com os itens que foram mexidos.

Diante disso aconselho quem está pensando em adquirir uma mirage 250 0km aguardar até o lançamento das 2014, pois diante do fechamento de várias concessionárias e do não atendimento em garantia das concessionárias que sobraram, não da para saber se as motos kasinski 2013 que estão sendo vendidas, são para desovar o estoque.

Portanto,  NA MINHA OPINIÃO, se a Kasinski começar a produzir as 2014, será um sinal de que as coisas estão se normalizando. 

Enquanto isso não da para saber.


Fato que causa preocupação em relação a Kasinski

O que deixa apreensivo é que segundo o relatorio da abraciclo, nenhuma moto kasinski foi produzida desde julho, vejam http://abraciclo.com.br/images/stories/dados_setor/motocicletas/producao/2013-10%20produo%20motocicletas.pdf


Fato que nos dá uma esperança em relação a Kasinki

A ultima edição da Cycle World do mês de novembro saiu uma materia falando da horizon e mirage 250,
onde  o Claudio Rosa Jr., presidente da CR Zongshen diz sobre a não participação da kasinski do evento no Salão Duas Rodas "Decidimos focar nosso planejamento em ações diretas com as concessionárias. O Salão duas Rodas, portando não foi inserido em nosso plano de marketing para 2013."

Considero este um fato que dá alguma esperança pois se uma revista se propõe a escrever uma matéria sobre a marca, é porque a mesma ainda está viva.

Pretende adquirir uma Kasinski usada?

Se sua intenção for adquirir uma moto usada, ai não tem problema pois não utilizará a garantia, portanto será indiferente se a kasinski fechar ou não.

Existem muitos mecânicos que mexem com kasinski e muitas peças de outras motos que servem na Mirage.

Mesmo para quem não quiser utilizar peças de outras motos, na falta pode importar.
A kasinski não fabrica as motos Mirage, ela simplesmente monta e vende as motos que chegam desmontadas da fabrica da HYOSUNG.

A Hyousung está presente em vários países e mesmo que o pior aconteça, é possível importar as peças, inclusive existe relatos em foruns de alguns participantes que optam pela importação devido o preço de algumas peças ser inferior ao praticado pelas concessionarias aqui no Brasil.

Segue abaixo alguns links que tive conhecimento através de alguns participantes de foruns.

http://www.hyosungsource.com

http://www.richardhyosunggvgt.com/gv125250bodyparts.htm


ATENÇÃO: Eu nunca comprei nada através desses sites, somente são links que encontrei em alguns foruns baseado nos relatos de pessoas que adquiriram produtos. Não tenho como dizer se são bons ou não.

Até o próximo post onde relatarei como resolvi o problema do barulho da corrente