terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mirage 250 EFI 2012 - Vazamento de óleo


Olá pessoal,

Antes de mais nada quero desejar um Feliz 2014 para todos vocês.

Estou meio sumido, faz tempo que não escrevo e o motivo foi a falta de tempo e alguns probleminhas que ocorreram AINDA em função da revisão dos 3000km.

No dia 24/11/2013 (Domingo) fiz um passeio até São Roque e passei pela estrada do vinho. Essa estrada é muito gostosa, bem bonita, uma pista para ir e outra para voltar, com muitas vinícolas e paisagens no percurso.

Sai umas 10 horas da manhã de São Paulo pequei a Castelo Branco e fui numa tocada só, sem paradas até a Vinícola Goes, onde amocei.

Com relação a Castelo Branco, achei mais tranquila que a Rodovia dos Bandeirantes, e quase não cruzei caminhões.






Após o almoço, saí da vinícola e continuei pela estrada do vinho para curtir a paisagem e o passeio.






A vinicola Goes ja fica na Estrada Municipal Canguera após uns metros adiante, é obrigatório entrar a Esquerda, onde parei em uma lagoa próximo a pista e tirei algumas fotos







Após rodar alguns KM nessa estradinha, voltei para São Paulo e ao chegar em casa notei que a tampa do motor estava toda melecada de óleo. Vejam a foto



Na hora fiquei preocupado, pois uma moto com 3200km não é normal vazar óleo.

Ao pesquisar em alguns foruns e falar com alguns proprietários, fiquei mais tranquilo, pois soube que ao trocar o filtro de oleo é necessário trocar o oring (Anel de borracha de vedação) que vai na tampa do filtro e que PROVAVELMENTE a concessionária 46Edgard Soares da Mooca não havia feito.

Por segurança, levei a motocicleta na Edgard Soares do centro da cidade e pedi para trocar todo o KIT ÓLEO novamente (OLEO + FILTRO + ORING).

Qdo o mecanico abriu o compartimento de óleo para fazer a troca, comentou que o oleo que estava no motor era MUITO FINO.

Informei o mecanico que o óleo havia sido trocado pela autorizada e que a marca era ELF e perguntei o que ele achava dessa marca de óleo.

O mecanico me informou que o ELF é um óleo muito fino e que para motos 250cc ele não recomenda, disse também que esse óleo é bom para motos de até 150cc mais que isso ele recomenda o Motul 3000.

Como eu também ja havia lido bastante coisa boa a respeito desse óleo, optei pelo Motul 3000.


Ao chegar em casa notei que não haviam mais vazamentos pelos parafusos da foto com a seta verde mas notei um pequeno escorrido pelo parafuso da seta vermelha

Na hora fiquei na duvida se não era apenas sujeira da troca do filtro de óleo, nesse momento realizei toda a limpeza da tampa do motor e guardei a moto.

Alguns dias depois resolvi fazer um novo teste e após rodar 5 kilometros com a moto, notei que realmente havia um pequeno vazamento de óleo no parafuso da seta vermelha

Comprei uma chave L de 8mm, apertei um pouco mais o parafuso e no dia seguinte rodei 14km com a moto de baixo de um sol muito forte e não houve nenhum vazamento.

APARENTEMENTE, foram problemas simples, só terei certeza depois que pegar uma estrada com a moto, onde é comum andar em giros mais altos e ter um aquecimento maior do motor.

Pretendo nas próximas semanas fazer um passeio mais distante para verificar se realmente o vazamento foi sanado.

Até o próximo post