sábado, 26 de abril de 2014

Mirage 250 Efi 2012 - Retificador e Bateria


Antes de iniciar, quero frisar que sou uma pessoa leiga em mecânica e que todas as informações contidas neste post são fruto de relatos e artigos encontrados na internet SEM PROCEDENCIA.

Caso o leitor encontre algum erro neste post, gostaria de contar com sua colaboração pedindo que me avise para que eu possa efetuar a(s) correção(ões) e juntos compartilharmos informações de qualidade que ajudarão outros proprietários.

Resumo

  • Ocorrência de problemas no retificador da mirage e de motos de grandes marcas
  • Tutorial explicativo específico que possibilita pessoas leigas em mecânica como eu, a fazer alguns testes para identificar de maneira preventiva, possíveis problemas de retificador e bateria.
  • Acessório para monitoramento de estado de bateria em TEMPO REAL.

Ocorrência de problemas no retificador da mirage e de motos de grandes marcas


Um problema comum na Mirage de TODOS os modelos, independente de ser carburada ou injeção é o problema no retificador.

Quando comprei a Mirage eu não sabia para que servia essa peça e fui na onda do vendedor que falou que a Mirage 2012 ja vinha com um retificador corrigido e que eu não teria problemas.

Hoje minha Mirage está com 5000km e eu ainda não tive problema nessa peça, mas nesse período ví alguns relatos de pessoas que adquiriram a Mirage do mesmo modelo que o meu e teve problema.

Diante desses relatos e também de ouvir frases do tipo "Mirageiro que não trocou o retificador não é mirageiro" decidi me preparar, comecei a fazer algumas pesquisas para entender a função do retificador e se existe algum modelo de melhor qualidade que não ocorra problemas, ou alguma forma de prevenção que minimize o risco de ser surpreendido por uma pane, pois meu maior receio é sofrer um acidente decorrente de uma pane em movimento.

Durante minhas pesquisas, descobri que problemas em retificadores não ocorrem somente nas mirages, no mercado existem relatos de marcas famosas com a ocorrência de problemas no retificador.

Algumas marcas que eu lembro neste momento são:

 -  Harley Davidson Fat Bob
 -  Suzuki Boulevard c1500
 -  Honda Falcon
 -  Honda CB 400
 -  Triumph


Baseado em relatos encontrados na internet, pode-se dizer de uma maneira MUITO resumida, que o retificador é um componente responsável por receber a energia ALTERNADA produzida pelo alternador e alterar sua corrente para continua carregando a bateria.

Para não ocorrer problemas de sobrecarga ou falta de carga, é muito importante que a bateria da moto quando ligada, seja carregada entre 13,5 volts e 15,0 volts. Qualquer valor fora desses limites causará problemas e além de te deixar na mão a sua bateria poderá ser danificada e inutilizada.

O grande problema da Mirage é que de uma hora para outra, o retificador começa a distribuir carga com valores fora desses limites e quando o motociclista percebe é tarde de mais.

No inicio encontrei muitos posts técnicos explicando como testar o retificador e o alternador, mas para eu que sou leigo, achei o procedimento complexo e pouco prático.

Recentemente assistindo alguns vídeos no youtube, encontrei o de um motociclista que explicava como utilizar o multímetro para testar o sistema de carga de uma cg, achei muito interessante pela facilidade e praticidade.

Como leigo eu não preciso saber se estou com problema no alternador ou no retificador, o que eu preciso saber é se meu sistema de carga está trabalhando corretamente, o dia que não estiver, uma vez ciente, levo a moto em um especialista que fará os testes e identificará a peça problemática.

Como acredito que exista muita gente leiga passando pelo mesmo "perrengue", resolvi escrever este post e compartilhar esta experiência.

Para realizar os testes descritos você precisará somente de um Multímetro Digital que custa uma média de R$25,00

Configurando o Multimetro para realização dos testes

IMPORTANTE: Para um teste confiável,  a bateria precisa deverá estar com carga total, do contrario os valores indicados no multimetro referente ao retificador não serão confiáveis.
Se você ficou muito tempo sem andar com a moto, antes de efetuar os testes, dê uma volta de alguns minutos mantendo a rotação acima dos 6000 giros para que a bateria seja carregada.

Configuração 1 (ilustrado em Azul na imagem do multimetro) 

Girar para a esquerda posicionando o botão central do multimetro em 20 no lado  DCV   ou

O número 20 significa a voltagem MÁXIMA do componente a ser testado, como a bateria da mirage é de 12 volts posicionamos o seletor em 20.

Muito cuidado, pois se posicionar o seletor a uma voltagem máxima inferior a 12 volts o multímetro poderá queimar.


Configuração 2 (ilustrado em Vermelho e Preto na Imagem do multimetro)

Plugar o fio vermelho no buraco do meio conforme mostra a Linha Vermelha na imagem do multímetro.

Plugar o fio preto no buraco de baixo conforme mostrado na Linha Preta na imagem do multímetro.




Efetuando medições


Verificando se a bateria está carregada.


Para verificar SOMENTE se a bateria está carregada, você não precisa ligar a moto, simplesmente encoste a ponta metálica do fio vermelho no polo da bateria positivo ilustrado em Vermelho na imagem e o fio preto no Negativo ilustrado em Verde na imagem e verifique o número exibido no Multímetro.

Se for exibido um valor entre 11.60 e 12.50 é bom dar uma ligada na moto e se possível dar até uma volta para carregar.


Observação:  Para quem não sabe, os pólos da bateria são os metais onde são presos os fios da bateria, se você tirar o banco da moto e verificar na região ilustrada em Verde e Vermelho encontrará um fio em cada polo ligado a bateria preso por um parafuso.



Testando o sistema de carga


Para verificar se o sistema de carga esta carregando a bateria adequadamente execute os seguintes passos:

1- Ligue a moto

2- Encoste a ponta metálica do fio vermelho nos polos da bateria, Positivo ilustrado em Vermelho na imagem e o fio preto no Negativo ilustrado em Verde na imagem, o número exibido no Multímetro deverá ser entre 13.50 até 15.00

3- De um jeito de manter as pontas metálicas dos fios do multímetro encostadas nos polos da bateria enquanto acelera a Mirage em 5000 giros. O número exibido no Multímetro deverá ser entre 13.50 até 15.00

Obs: Teste em outras faixas de rotações também, em 7000, 8000 e 9000 RPM, alguns reguladores paralelos em rotações altas deixam passar mais de 15.00v 



Para facilitar ainda mais a explicação, eu gravei um teste do sistema de carga que realizei na minha moto, 

Veja o video abaixo.








Acessório para monitoramento de estado da bateria em tempo real


Um participante de um forum de mirageiros que participo adquiriu um voltímetro semelhante ao da imagem abaixo, uma vez ligado aos polos da bateria, faz o monitoramento em tempo real indicando sobrecarga ou se a bateria está descarregada.

Esse participante ainda foi mais além e ao invés de instalar o acessório embaixo do banco, emendou um fio para fazer a extensão e instalou no painel para poder monitorar a bateria e o sistema de carga enquanto estiver em movimento.

Talvez para motociclistas com meu perfil que chegam a ficar de 1 a 2 semanas sem ligar a moto não seja uma boa pois como o acessório é instalado diretamente na bateria, mesmo a moto desligada, os leds continuam acessos consumindo um pouco de carga, mas para quem anda pelo menos 2 vezes na semana acho que vale a pena.






Espero que tenha gostado deste post, vou ficando por aqui, até o próximo.



terça-feira, 22 de abril de 2014

Mirage 250 efi 2012 - Solucionado o Vazamento de óleo pela tampa do filtro

Resumo


Olá pessoal, neste post falarei dos seguintes assuntos:
  • Troca de óleo e filtro para solucionar o problema do vazamento de óleo pela tampa do filtro
  • Cuidados para não espanar a rosca do parafuso onde a tampa do filtro é presa
  • Adaptação realizada para refrigerar melhor o retificador
  • Passeio que fiz até Sumaré pela bandeirantes para verificar se o problema vazamento de óleo foi solucionado
  • Motivos que um mecânico especializado em Harley Davidson NÃO RECOMENDA a utilização do óleo motul 3000 na Mirage 250.


Troca de óleo e filtro para solucionar o problema do vazamento de óleo pela tampa do filtro


No post http://mirage250-opiniao.blogspot.com.br/2014/01/mirage-250-efi-2012-vazamento-de-oleo.html  falei sobre um vazamento de óleo que aconteceu na tampa do filtro de óleo.

Recapitulando, na revisão dos 3000km a Edgard Soares da MOOCA, efetuou a troca do filtro de óleo onde ocorreu o vazamento relatado no post citado.

Duas semanas após o ocorrido, decidi levar a moto em outra autorizada, na época foi na Edgard Soares do CENTRO, onde pedi que fosse trocado novamente o óleo e o filtro.

Conversando com o mecânico, fui orientado a sempre que trocar o filtro de óleo, também trocar o Oring (Anel de vedação) que é deformado no primeiro aperto de tal maneira que em um segundo aperto essa deformação deixa passar o óleo após aquecido.

Vejam uma foto da realização do serviço na Edgard Soares do CENTRO.



Dedici colocar o óleo Motul 3000, por ouvir falar muito bem dessa marca que realmente é muito boa, mas para mirage não é o mais indicado e mais adiante explicarei o motivo.

Depois da troca efetuada, fui para casa e no caminho, ainda notei um pequeno vazamento no parafuso de baixo.

Parei em um posto de gasolina e pedi emprestada uma chave L de 10mm, apertei girando meia volta somente, tomando o maior cuidado para o parafuso não espanar pois isso pode ocorrer com muita facilidade pelo fato desta porca ser do tipo calota.



Cuidados para não espanar a rosca do parafuso onde a tampa do filtro é presa

Para quem não sabe o que é uma porca calota segue abaixo uma foto.


Note que essa porca tem uma cabecinha (Calota), que limita o aperto da mesma no parafuso. 

O grande problema é que o parafuso é mais comprido que o limite da porca calota, sendo que se aplicar muita força ao aperto, o limite será atingido e a porca calota começará girar em falso comendo toda a rosca do parafuso.

Uma vez a rosca do parafuso comida, não terá outro jeito que não seja efetuar a troca do parafuso prisioneiro espanado.

ATENÇÃO: Se um desses parafusos espanar, JAMAIS substitua por um parafuso comum

MOTIVO: Esse parafuso é do tipo prisioneiro ou seja ele possui 2 roscas uma em cada extremidade sendo que uma extremidade é rosqueada no bloco do motor e a outra extremidade serve para a porca calota ser rosqueada.
O filtro de óleo é trocado a cada 2 trocas de óleo, se você substituir esse parafuso prisioneiro por um parafuso comum, a cada troca de filtro de óleo será necessário desrosquear o parafuso comum que estará preso no BLOCO DO MOTOR e com o tempo a rosca do bloco do motor irá espanar. Se isso acontecer você terá uma TREMENDA DOR DE CABEÇA para refazer a rosca do bloco do motor.
Acredite, é muito mais fácil trocar um parafuso prisioneiro espanado do que mais pra frente ter que refazer a rosca do bloco do motor de sua mirage.

Para evitar que a porca calota espane o parafuso prisioneiro, sugiro apertar bem pouco e rodar com a moto, se vazar óleo, limpe a região e aperte mais um pouco, mas bem pouco e rode mais repetindo esse processo até parar o vazamento

Uma outra solução pode ser adquirir porcas calotas de 10mm mais longas em casas especializadas em parafusos, se optar por esta solução também terá que ter cuidado no aperto da porca para não rachar a tampa do filtro de óleo.



Adaptação realizada para refrigerar melhor o retificador


Ao chegar em casa fiz mais uma adaptação.

É sabido que um defeito crônico da Mirage é seu Retificador que para de carregar a bateria adequadamente deixando muitos proprietários na mão.

A maior suspeita da causa desse problema é de que o retificador está posicionado em um local de pouca ventilação sendo que muitos proprietários decidem alterar a posição instalando-o na frente do radiador.

Para efetuar a alteração de posição, é necessário alongar a fiação do retificador com emenda de novos fios pois a fiação original, não possui tamanho suficiente para chegar até a frente

Como estava com muito receio de mexer na fiação optei somente por melhorar a refrigeração do retificador efetuando uma abertura na carenagem lateral esquerda que cobre o retificador e seus fios.

Segue abaixo uma foto.



Passeio para verificar se o vazamento de óleo foi sanado


No fim de semana seguinte fiz um passeio até Sumaré - SP para testar a moto, vejam algumas fotos do "ROLÊ"

  • Parada para o Abastecimento



  • Café da manhã no Shopping Serra Azul



  • Fotos na estradinha de Sumaré - SP





Rodei 200km e não ocorreu mais nenhum vazamento de óleo



Motivos que um mecânico especializado em Harley Davidson NÃO recomenda a utilização do óleo motul 3000 na Mirage 250.


Rodei com o óleo Motul 3000 até os 3800km e decidi trocar após conversar com um mecânico especializado em Harley Davidson

Esse mecânico me falou que realmente o óleo Motul se não for o melhor é um dos melhores óleos e que inclusive recomenda sua utilização para todos seus clientes proprietários de Harley Davidson, mas não recomenda a utilização desse óleo para motos como a Mirage 250.

Quando a moto está fria o óleo é mais grosso, a medida que você vai rodando e o motor vai esquentando, o  óleo vai ficando mais fino até atingir a viscosidade ideal de trabalho, o principal motivo desse mecanico não indicar o óleo Motul para Mirage 250, é de que para esse óleo atingir a viscosidade ideal de trabalho precisa sofrer um aquecimento MUITO maior do que a Mirage 250 aquece.

Dessa maneira, o óleo Motul na Mirage 250 não afinará o suficiente para atingir o nível de viscosidade ideal de trabalho e uma vez que o óleo não afina, a lubrificação do motor pode ser falha em pontos muito pequenos que o óleo grosso não consegue atingir.

Como o aumento da dificuldade de achar o neutro após eu colocar esse óleo estava me incomodando muito, resolvi efetuar a troca e experimentar o óleo Yamalube.

Fui até uma concessionária YAMAHA e efetuei a troca do óleo.




Ao sair da Concessionária Yamaha foi instantânea a minha percepção na maciez ao trocar de marchas e a facilidade em achar o neutro.

Atualmente minha Mirage está com 5000km e minha próxima troca de óleo será o Yamalube pois até hoje, nenhum outro óleo que coloquei deixou o cambio tão macio e tão fácil encontrar o neutro quanto o Yamalube.

Posso dizer que o esforço em achar o neutro melhorou 90%.

Se você for proprietário de uma Mirage 250 sugiro na próxima troca se dirigir a qualquer concessionária Yamaha e experimentar o Yamalube, garanto que não vai se arrepender.

Até o próximo post