terça-feira, 22 de abril de 2014

Mirage 250 efi 2012 - Solucionado o Vazamento de óleo pela tampa do filtro

Resumo


Olá pessoal, neste post falarei dos seguintes assuntos:
  • Troca de óleo e filtro para solucionar o problema do vazamento de óleo pela tampa do filtro
  • Cuidados para não espanar a rosca do parafuso onde a tampa do filtro é presa
  • Adaptação realizada para refrigerar melhor o retificador
  • Passeio que fiz até Sumaré pela bandeirantes para verificar se o problema vazamento de óleo foi solucionado
  • Motivos que um mecânico especializado em Harley Davidson NÃO RECOMENDA a utilização do óleo motul 3000 na Mirage 250.


Troca de óleo e filtro para solucionar o problema do vazamento de óleo pela tampa do filtro


No post http://mirage250-opiniao.blogspot.com.br/2014/01/mirage-250-efi-2012-vazamento-de-oleo.html  falei sobre um vazamento de óleo que aconteceu na tampa do filtro de óleo.

Recapitulando, na revisão dos 3000km a Edgard Soares da MOOCA, efetuou a troca do filtro de óleo onde ocorreu o vazamento relatado no post citado.

Duas semanas após o ocorrido, decidi levar a moto em outra autorizada, na época foi na Edgard Soares do CENTRO, onde pedi que fosse trocado novamente o óleo e o filtro.

Conversando com o mecânico, fui orientado a sempre que trocar o filtro de óleo, também trocar o Oring (Anel de vedação) que é deformado no primeiro aperto de tal maneira que em um segundo aperto essa deformação deixa passar o óleo após aquecido.

Vejam uma foto da realização do serviço na Edgard Soares do CENTRO.



Dedici colocar o óleo Motul 3000, por ouvir falar muito bem dessa marca que realmente é muito boa, mas para mirage não é o mais indicado e mais adiante explicarei o motivo.

Depois da troca efetuada, fui para casa e no caminho, ainda notei um pequeno vazamento no parafuso de baixo.

Parei em um posto de gasolina e pedi emprestada uma chave L de 10mm, apertei girando meia volta somente, tomando o maior cuidado para o parafuso não espanar pois isso pode ocorrer com muita facilidade pelo fato desta porca ser do tipo calota.



Cuidados para não espanar a rosca do parafuso onde a tampa do filtro é presa

Para quem não sabe o que é uma porca calota segue abaixo uma foto.


Note que essa porca tem uma cabecinha (Calota), que limita o aperto da mesma no parafuso. 

O grande problema é que o parafuso é mais comprido que o limite da porca calota, sendo que se aplicar muita força ao aperto, o limite será atingido e a porca calota começará girar em falso comendo toda a rosca do parafuso.

Uma vez a rosca do parafuso comida, não terá outro jeito que não seja efetuar a troca do parafuso prisioneiro espanado.

ATENÇÃO: Se um desses parafusos espanar, JAMAIS substitua por um parafuso comum

MOTIVO: Esse parafuso é do tipo prisioneiro ou seja ele possui 2 roscas uma em cada extremidade sendo que uma extremidade é rosqueada no bloco do motor e a outra extremidade serve para a porca calota ser rosqueada.
O filtro de óleo é trocado a cada 2 trocas de óleo, se você substituir esse parafuso prisioneiro por um parafuso comum, a cada troca de filtro de óleo será necessário desrosquear o parafuso comum que estará preso no BLOCO DO MOTOR e com o tempo a rosca do bloco do motor irá espanar. Se isso acontecer você terá uma TREMENDA DOR DE CABEÇA para refazer a rosca do bloco do motor.
Acredite, é muito mais fácil trocar um parafuso prisioneiro espanado do que mais pra frente ter que refazer a rosca do bloco do motor de sua mirage.

Para evitar que a porca calota espane o parafuso prisioneiro, sugiro apertar bem pouco e rodar com a moto, se vazar óleo, limpe a região e aperte mais um pouco, mas bem pouco e rode mais repetindo esse processo até parar o vazamento

Uma outra solução pode ser adquirir porcas calotas de 10mm mais longas em casas especializadas em parafusos, se optar por esta solução também terá que ter cuidado no aperto da porca para não rachar a tampa do filtro de óleo.



Adaptação realizada para refrigerar melhor o retificador


Ao chegar em casa fiz mais uma adaptação.

É sabido que um defeito crônico da Mirage é seu Retificador que para de carregar a bateria adequadamente deixando muitos proprietários na mão.

A maior suspeita da causa desse problema é de que o retificador está posicionado em um local de pouca ventilação sendo que muitos proprietários decidem alterar a posição instalando-o na frente do radiador.

Para efetuar a alteração de posição, é necessário alongar a fiação do retificador com emenda de novos fios pois a fiação original, não possui tamanho suficiente para chegar até a frente

Como estava com muito receio de mexer na fiação optei somente por melhorar a refrigeração do retificador efetuando uma abertura na carenagem lateral esquerda que cobre o retificador e seus fios.

Segue abaixo uma foto.



Passeio para verificar se o vazamento de óleo foi sanado


No fim de semana seguinte fiz um passeio até Sumaré - SP para testar a moto, vejam algumas fotos do "ROLÊ"

  • Parada para o Abastecimento



  • Café da manhã no Shopping Serra Azul



  • Fotos na estradinha de Sumaré - SP





Rodei 200km e não ocorreu mais nenhum vazamento de óleo



Motivos que um mecânico especializado em Harley Davidson NÃO recomenda a utilização do óleo motul 3000 na Mirage 250.


Rodei com o óleo Motul 3000 até os 3800km e decidi trocar após conversar com um mecânico especializado em Harley Davidson

Esse mecânico me falou que realmente o óleo Motul se não for o melhor é um dos melhores óleos e que inclusive recomenda sua utilização para todos seus clientes proprietários de Harley Davidson, mas não recomenda a utilização desse óleo para motos como a Mirage 250.

Quando a moto está fria o óleo é mais grosso, a medida que você vai rodando e o motor vai esquentando, o  óleo vai ficando mais fino até atingir a viscosidade ideal de trabalho, o principal motivo desse mecanico não indicar o óleo Motul para Mirage 250, é de que para esse óleo atingir a viscosidade ideal de trabalho precisa sofrer um aquecimento MUITO maior do que a Mirage 250 aquece.

Dessa maneira, o óleo Motul na Mirage 250 não afinará o suficiente para atingir o nível de viscosidade ideal de trabalho e uma vez que o óleo não afina, a lubrificação do motor pode ser falha em pontos muito pequenos que o óleo grosso não consegue atingir.

Como o aumento da dificuldade de achar o neutro após eu colocar esse óleo estava me incomodando muito, resolvi efetuar a troca e experimentar o óleo Yamalube.

Fui até uma concessionária YAMAHA e efetuei a troca do óleo.




Ao sair da Concessionária Yamaha foi instantânea a minha percepção na maciez ao trocar de marchas e a facilidade em achar o neutro.

Atualmente minha Mirage está com 5000km e minha próxima troca de óleo será o Yamalube pois até hoje, nenhum outro óleo que coloquei deixou o cambio tão macio e tão fácil encontrar o neutro quanto o Yamalube.

Posso dizer que o esforço em achar o neutro melhorou 90%.

Se você for proprietário de uma Mirage 250 sugiro na próxima troca se dirigir a qualquer concessionária Yamaha e experimentar o Yamalube, garanto que não vai se arrepender.

Até o próximo post



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