quinta-feira, 24 de julho de 2014

Mirage 250 efi 2012 - Revisão dos 6000km

Resumo


  • Informações sobre a oficina mecânica particular que fiz a revisão
  • Troca de bateria e porcas calota da tampa do filtro de óleo.
  • Testando a moto após a revisão

Com exatos 6053km rodados, chega o momento de mais um grande desafio, o desafio da revisão dos 6000km e de achar um mecanico bom e honesto que mexa com a moto.

Diante da situação da Kasinski em que muitas autorizadas fecharam e as que sobraram estar sobrecarregadas, decidi fazer a revisão em um mecanico particular por indicações de integrantes da comunidade do facebook.

Antes de tomar essa decisão fiz algumas pesquisas e ouvi falar muito bem do mecanico da ex-autorizada Kasinski localizada no Centro (Edgard Soares), porém devido ao tamanho da oficina e a quantidade de motos que ali estavam, optei por uma das oficinas indicadas pela comunidade.

Analisando algumas indicações cadastradas em https://mapsengine.google.com/map/u/0/edit?mid=zfVen4e-z7MU.k6XxpozKUAC8  por integrantes de foruns e comunidades do facebook, arrisquei pela oficina mecânica do Sr Aldemir, situada na Avenida Jabaquara 205, bem ao lado de uma antiga autorizada Kasinski.

Em uma primeira conversa, o Sr Aldemir me explicou com muita calma todos os itens que seriam realizados na revisão.

- Limpeza dos bicos de injeção
- Aplicação de Fita isolante de alta fusão nos conectores expostos a umidade
- Lubrificação dos rolamentos da roda dianteira e traseira
- Lubrificação dos rolamentos da mesa (caixa de direção)
- Lubrificação dos cabos de acelerador e embreagem
- Limpeza do filtro de ar
- Aperto de parafusos
- Passagem do scanner para verificação de algum problema.

Além dos itens descritos pedi para trocar as velas por um par de NGK comum.

Não foi necessário trocar filtro de óleo e óleo pois eu ja havia efetuado a troca.

Vejam algumas fotos da revisão em andamento.





Algumas semanas antes eu havia passado na oficina para conhecer, e notei que tinham duas mirages, sendo que uma carburada o Aldemir falou que estava lá para fazer o motor e também havia uma comet efi com o cabeçote aberto.

A presença de motos Kasinski na oficina, me passou um pouco mais de confiança pois mostrou que realmente o mecanico mexia com as motos da marca.

Peguei a moto após 3 dias que deixei na oficina numa Quinta Feira, vejam as fotos.




O único inconveniente é que por não ser uma oficina EXCLUSIVA Kasinski, o mecânico Aldemir não possui peças em estoque, e se precisar de alguma peça, ficará na dependência do Aldemir conseguir em alguma das Ex autorizadas Kasinski que ainda possui peças em estoque.

Uma outra opção é pedir para o Aldemir fazer o orçamento e o diagnostico, e correr por conta atrás da peça em ex-autorizadas de outros estados ou sites de importação como o http://www.hyosungsource.com

O Aldemir me falou que nem precisava ter limpado os bicos da injeção pois estavam intactos, essa é a vantagem de sempre ter usado Gasolina Podium e pode ser a solução para quem mora em regiões que não tenham mecânicos que mexam com injeção eletrônica.

Porém, é bom ressaltar que se você nos ultimos 2000km ou mais, só abasteceu com gasolina comum, jamais complete o tanque com gasolina podium ou outra aditivada qualquer, pois soltará de uma só vez, toda a sujeira das gasolinas anteriores entupindo  os bicos de injeção, a moto vai começar a falhar e poderá ascender a maldita luz do F1. Neste caso, o ideal é colocar 2 litros de podium e o restante de gasolina comum e aumentar a dosagem de podium de 1 em 1 litro a cada nova abastecida. Por exemplo, na primeira abastecida 2 litros de podium e o restante de comum, na segunda abastecida 3 litros de podium e o restante de comum, na quarta abastecida 4 litros de podium e o restante de comum, etc...


Ao sair da oficina, aproveitei que eu havia tirado a parte da manhã e resolvi trocar a bateria da moto que ja estava meio xôxa.

Optei pela bateria Yuasa ytx14-bs que apesar do preço alto, compensa pela qualidade.


Ao efetuar testes de medição de carga, achei bastante interessante a diferença dos resultados entre a bateria original ROUTE e a nova bateria YUASA.

Bateria Route (dps de ter rodado 10km)
Moto ligada SEM acelerar - 13.91v
Moto com aceleração em 6000 giros - 13.96v ate 14.10v
Moto sem acelerar novamente 14.33v
Moto depois de FICAR PARADA uma semana 12.55v

Bateria Yuasa (ao sair da loja e ter rodado 10km)
Moto ligada SEM acelerar - 13.23v ate 13.41v
Moto com aceleracao em 6000 giros - 13.78v
Moto sem acelerar novamente - 13.59v

Bateria Yuasa depois de rodar 400km
Moto ligada sem acelerar - 13.00v
Moto com aceleração em 6000 giros 13.61v
Moto sem acelerar novamente 13.27v

Bateria Yuasa depois de FICAR PARADA 8 horas
Moto DESLIGADA - 12.98v
Ao ligar a moto SEM ACELERAR - 13.80v
Moto com aceleraçao em 6000 giros 13.85v
Moto sem acelerar novamente 14.00v

Bateria YUASA depois de FICAR PARADA uma semana 12.88v


Uma outra melhoria que fiz foi trocar as porcas calota que prendem a tampa do filtro de óleo, por outras mais compridas que permitem apertar mais sem que espane o parafuso.

Adquiri  as porcas calota numa casa de parafusos na General Osório próximo a ex-autorizada Kasinski Edgard Soares.

Se tiver interesse em trocar as suas, deverá procurar por porcas calota do tipo 6.



Testando a máquina


Depois da revisão concluída era a hora do teste.

Normalmente depois da revisão, por segurança, gosto de rodar uns 50km na cidade antes de partir para uma rodovia, mas quando acordei no domingo de manhã e ao abrir a janela dar de cara com aquele céu azul sem nenhuma nuvem, não aguentei.

Ja fazia quase um mês que eu não pegava uma estrada, não deu para segurar, parti direto para rodovia dos Bandeirantes.

No primeiro posto da Rodovia dos Bandeirantes dei uma parada só para dar uma geral na moto e ver se não tinha nenhum problema.

Para variar, notei um pequeno vazamento na tampa do filtro de óleo, pedi uma chave L 10 para o funcionário do posto e apertei um pouco o parafuso que estava permitindo o vazamento.

Montei na moto e parei só no Shopping Serra Azul para tomar o café da manhã.

Nesse trajeto percebi que a moto estava respondendo melhor, não sei explicar, mas me pareceu que a aceleração estava mais justa como se a moto, mesmo a 120km/h, pedisse para acelerar mais.

Uma outra coisa que percebi foi que desde que tirei a moto da concessionária, ela puxava para direita ao ponto de não conseguir soltar as duas mãos do guidão, não que eu tenha costume de andar sem as mãos, é apenas um teste que costumo fazer para ver se a moto está alinhada.

Depois desta revisão, não sei o que o mecânico fez, mas saindo do Shopping Serra Azul, na rua lateral antes de pegar a estrada, soltei as duas mãos do guidão e a moto jogou muito pouco para a direita, sendo que eu consegui controlar com a perna tranquilamente, diferente de antes que jogava muito mais e nem com a perna eu conseguia controlar, logo que tirava as mãos do guidão ja tinha que colocar novamente.

Ao sair do Shopping Serra Azul como ainda era cedo. resolvi dar uma esticada até o final da Bandeirantes e almoçar no Graal da cidade de Cordeirópolis.



Ao chegar no Graal a moto ja tinha entrado na reserva a uns 20km atrás, achei até que ia ficar na estrada.

Ao completar o tanque, entrou 10,5 litros, ou seja ainda tinham 3 litros e meio no tanque.

O consumo médio ficou em 23,5 KM por Litro, a ultima medição que eu fiz estava em torno de 24 a 25km porém 0,5 km talvez esteja dentro da margem de erro, em todo caso farei mais medições.

Após o almoço, sai do Graal sentido São Paulo parando somente no serra azul para tomar um cafézinho.

Cheguei em São Paulo sem problemas, com a moto pronta para enfrentar muitos Km pela frente.

No momento que escrevo este post minha Mirage 250 Efi está com exatos 7154km e até agora estou satisfeito com os serviços do mecânico Aldemir, percebi que foi cuidadoso com minha moto, muito mais do que qualquer autorizada que passei e também foi muito atencioso, em nenhum momento me atendeu na pressa.


Vou ficando por aqui, até o próximo post onde falarei sobre meu passeio até o Rancho da Moto e uma "CAGADA" gigantesca que fiz ao apertar de mais o parafuso de fixação do tanque de gasolina.



15 comentários :

Slayer disse...

Meu amigo, bom dia!!!
Gostaria de saber, se possível, qual foi o valor da revisão que voce fez no Aldemir. Ele tem o scaner para os módulos Delphi??? Sigo seu post desde o começo e também tenho uma EFI 2012. A minha está com 7.300 e, até agora, só troquei bateria na semana passada. Um grande abraço.

Slayer disse...

Ah, só mais u detalhe. Minha moto está com a luz EFI acesa há mais de 1 mes, sem nenhuma anormalidade ou defeito. Já aconteceu isso antes e não sei o que fizeram. Preciso de alguem com scaner pra Delphi pra ver qual o sensor defeituoso. Obrigado, abraços.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

A revisão sem troca de filtro e óleo ficou RS 250,00

Com relação ao scanner antes da revisão perguntei se ele tinha.

Ai o Aldemir me mostrou o scanner que ele tem, da marca motodiag onde me mostrou as marcas cadastradas inclusive a Kasinski.

Ao questionar sobre a injeção Delphi, o Aldemir falou que ja comprou o software para os 2 tipos de injeção.

Como nao entendo disso fui na confiança.

O q eu sei é que qdo a injeção e limpa tem que equalizar a moto novamente e percebi que minha moto ta diferente.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

O que vc pode fazer é levar a moto la no Aldrmir para ele passar o scanner na sua, ele leva o scanner na calçada mesmo.

Ai vc ja tira suas duvidas e ja confirma se o scanner dele é delphi mesmo pois ele passará na sua frente.

Qdo ocorre esse tipo de problema semelhante ao seu, ja vi relatos q pode ser regulagem da mistura q esta pobre ou rica demais dando alteraco no sensor de oxigenio fazendo acender a luz

Ou na pior das hipóteses problema na sonda lambda

Mas isso foi o que li, nao manjo nda de mecânica para lhe confirmar

Slayer disse...

Obrigado pelas respostas meu amigo. As vezes vou no Serra Azul também. Quem sabe um dia vamos tocando as Mirages juntos até lá. Um grande abraço.

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Pode ser, vira e mexe estou la tbem. So pegar um fds de tempo firme

Unknown disse...

Ola meu camarada, acompanho seu blog a algum tempo e agora surgiu uma oportunidade de comprar uma Mirage 12/13. Ja dei uma primeira olhada e a moto esta bem muito bem cuidada, com 9000 km. Com toda sua experiencia ate agora, o que devo observar na moto? Obrigado!

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Ola, o ideal seria levar um mecanico, mas se nao puder, alem dos itens padrao como escapamento esfumacando, e indicações de queda na mirage eu me atentaria aos seguintes itens

1 verifique se a parte gorda do escapamento esta com uma cor azulada ou amarela muito forte, se estiver pode ser sinal q a mirage teve problema na bobina e o dono ao inves de chamar o guincho, andou muito tempo com ela.
Qdo ocorre problema em 1 das bobinas, a moto fica so com 1 cilindro funcionando e Andar com a moto nesse estado pode forçar muito o cilindro que funciona causando desgaste prematuro

2 se o dono deixar, peca para abrir o banco e tire a medicao da bateria com um multimetro fazendo o teste no sistema de carga conforme explicado em um dos posts deste blog

3 Com a moto ligada acelere ate 6000 giros e solte o acelerador de uma vez para verificar falhaa ou se o f1 no painel ascende

4 se o dono deixar vc dar uma volta, acelere em terceira marcha ate 5000 giros e reduza para segunda marcha para ver se a moto morre, se morrer ou falhar pode ser um indício de borboleta suja ou desregulada

No mais, o resto infelizmente so rodando para descobrir

Unknown disse...

Obrigado pelas Dicas!

KoCuRa® disse...

Estava procurando no Google sobre limpeza de injeção e achei o blog.

Gostei muito, muito boa as dicas, inclusive a do mecânico da Av. Jabaquara.

Moro em Santo André, vi no mapa que tem uma oficina em São Bernardo, mas vou ligar no Jabaquara para saber quanto ele vai cobrar para dar uma geral.

Muito obrigado mesmo!

Unknown disse...

Boa tarde a todos.
Tenho uma Mirage 2011 e a uns 4 dias começou a falhar em marcha lenta, algum de vocês já passou por isso? Obs. Na ultima troca de óleo 2 dias antes dela começar a apresentar as falhas, o rapaz colocou óleo além da marca. Já voltou o nivel ao normal, mas a moto ainda esta falhando...

Unknown disse...

Oi amigo pode ser falha na injeção no caso tem que limpar o corpo da injeção e regular direito as borboletas mais leva em alguém de confiança....pode ser isso

Unknown disse...

Oi amigo pode ser falha na injeção no caso tem que limpar o corpo da injeção e regular direito as borboletas mais leva em alguém de confiança....pode ser isso

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre bateria route bh

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre bateria yuasa bh