segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mirage 250 Efi 2012 - Solução do Barulho no Pinhão


Tentei esquecer o ruido do pinhão, uma vez que a autorizada 46Edgard Soares disse ser normal, mas como sou muito encanado, nao satisfeito, fiz algumas pesquisas net em busca de alguém com um problema semelhante, independente da moto.

Encontrei um post de 2010 de um proprietário de uma intruder com 4400km que ao esticar a corrente e efetuar a limpeza começou fazer um tec tec proximo ao pinhao.

Esse proprietário relatou que o problema ocorreu devido aos elos da corrente que ficaram engripados e com isso qdo a corrente fazia a curva no pinhao, comecava sem dobrar e logo depois dobrava de uma so vez provocando os estalos.

Diante dessa informação decidi fazer a mesma coisa que esse proprietário fez para solucionar seu problema.

Primeiro procurei por um lubrificante de corrente que fosse bastante indicado por motociclistas, e baseado em muitos relatos positivos encontrados na internet, no sábado comprei o lubrificande de corrente Motul Chain Lube por R$60,00



Esse lubrificante, segundo relatos de usuários, em condições normais deve ser utilizado de 400 em 400km e as principais vantagens são a de ser um óleo que possui uma viscosidade que penetra em todos os elos da corrente por menor que seja o vão e além disso, ao rodar não respinga na roda.

Essa ultima vantagem, pelo menos nos 6km que rodei após aplicar, não vi NENHUM respingo.

A desvantagem desse lubrificante é que para ter TODAS essas vantagens, o preço é superior a média de outros lubrificantes, porém se fizer tudo o que está relatado em diversos foruns de motociclismo espalhados na net, na MINHA OPINIÃO valerá a pena.

Ao chegar em casa, antes de qualquer coisa, peguei a moto, dei uma volta no quarteirão e ao retornar e empurra-la desligada lá estava o tec tec novamente.

Passei um pano seco por toda a corrente, para tirar os residuos de graxa, embora tenha percebido que a corrente não estava muito lubrificada.

Apliquei um jato de spray por toda a corrente e ao empurrar a moto desligada, o tec tec havia sumido.

Nessa hora sai para dar uma volta para testar e após rodar 4km, ao empurrar a moto desligada o tec tec havia diminuido uns 80%, mas ele ainda estava lá.

Passei mais um jato de spray na corrente e mais uma vez o tec tec sumiu, porém dessa vez resolvi deixar o oleo dar uma secada até o dia seguinte, antes de fazer mais um teste.

No dia seguinte, após rodar 2km e empurrar a moto desligada não ouvi mais o TEC TEC.

Conclusão


Tudo indica que meu problema era somente falta de lubrificação, acredito que a autorizada 46Edgard Soares tenha limpado a corrente com querosene para sair a graxa e ao lubrificar, alguns elos ficaram engripados.

Ao aplicar o Motul Chain Lube, o lubrificante penetrou nos elos desengripando-os.


Melhor maneira para lubrificar a corrente


Quando pesquisei sobre lubrificante de corrente, passei por alguns posts sobre maneiras de limpar e lubrificar a corrente, como minha corrente estava limpa e quase seca, não me preocupei com esse quesito, simplesmente limpei com um pano seco e em seguida apliquei o lubrificante.

Daqui alguns Km, quando eu for "re-lubrificar", como sou LEIGO em mecânica, farei mais pesquisas referente a melhores maneiras de lubrificação.

Portanto, deixarei para um outro post, o relato da minha conclusão referente a todas as pesquisas que eu vier fazer com relação a esse assunto.


Resumo Geral sobre a revisão dos 3000km


Ao Marcar a revisão  (Mais detalhes clique aqui)

-Fiquei surpreso com relação ao fechamento de muitas autorizadas kasinski

- Soube que a maioria das autorizadas não atendem mais garantia, ou seja, quem comprar uma mirage 0km  ficará restrito a ser atendido em garantia, somente a algumas autorizadas

Pós revisão feita na 46Edgard Soares (Mais detalhes clique aqui)

- Tudo aparentemente OK com exceção de um barulho perto do pinhão

Retorno da 46Edgard Soares referente a análise do barulho do pinhão (Mais detalhes clique aqui)

- O mecanico falou que o barulho era normal.

- Em conversa com Marcio da 46Edgar Soares, relatou que o retificador das mirages com injeção delphi não dão mais problema


Com tudo aparentemente resolvido, no fim de semana que der, pegarei uma estradinha e ai sim se tudo ocorrer bem, poderei dizer que "apesar dos pesares" a revisão dos 3000km tão temida por alguns proprietários terá sido um sucesso... ou não...rs

Até o próximo post



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