terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mirage 250 EFI 2012 - Vazamento de óleo


Olá pessoal,

Antes de mais nada quero desejar um Feliz 2014 para todos vocês.

Estou meio sumido, faz tempo que não escrevo e o motivo foi a falta de tempo e alguns probleminhas que ocorreram AINDA em função da revisão dos 3000km.

No dia 24/11/2013 (Domingo) fiz um passeio até São Roque e passei pela estrada do vinho. Essa estrada é muito gostosa, bem bonita, uma pista para ir e outra para voltar, com muitas vinícolas e paisagens no percurso.

Sai umas 10 horas da manhã de São Paulo pequei a Castelo Branco e fui numa tocada só, sem paradas até a Vinícola Goes, onde amocei.

Com relação a Castelo Branco, achei mais tranquila que a Rodovia dos Bandeirantes, e quase não cruzei caminhões.






Após o almoço, saí da vinícola e continuei pela estrada do vinho para curtir a paisagem e o passeio.






A vinicola Goes ja fica na Estrada Municipal Canguera após uns metros adiante, é obrigatório entrar a Esquerda, onde parei em uma lagoa próximo a pista e tirei algumas fotos







Após rodar alguns KM nessa estradinha, voltei para São Paulo e ao chegar em casa notei que a tampa do motor estava toda melecada de óleo. Vejam a foto



Na hora fiquei preocupado, pois uma moto com 3200km não é normal vazar óleo.

Ao pesquisar em alguns foruns e falar com alguns proprietários, fiquei mais tranquilo, pois soube que ao trocar o filtro de oleo é necessário trocar o oring (Anel de borracha de vedação) que vai na tampa do filtro e que PROVAVELMENTE a concessionária 46Edgard Soares da Mooca não havia feito.

Por segurança, levei a motocicleta na Edgard Soares do centro da cidade e pedi para trocar todo o KIT ÓLEO novamente (OLEO + FILTRO + ORING).

Qdo o mecanico abriu o compartimento de óleo para fazer a troca, comentou que o oleo que estava no motor era MUITO FINO.

Informei o mecanico que o óleo havia sido trocado pela autorizada e que a marca era ELF e perguntei o que ele achava dessa marca de óleo.

O mecanico me informou que o ELF é um óleo muito fino e que para motos 250cc ele não recomenda, disse também que esse óleo é bom para motos de até 150cc mais que isso ele recomenda o Motul 3000.

Como eu também ja havia lido bastante coisa boa a respeito desse óleo, optei pelo Motul 3000.


Ao chegar em casa notei que não haviam mais vazamentos pelos parafusos da foto com a seta verde mas notei um pequeno escorrido pelo parafuso da seta vermelha

Na hora fiquei na duvida se não era apenas sujeira da troca do filtro de óleo, nesse momento realizei toda a limpeza da tampa do motor e guardei a moto.

Alguns dias depois resolvi fazer um novo teste e após rodar 5 kilometros com a moto, notei que realmente havia um pequeno vazamento de óleo no parafuso da seta vermelha

Comprei uma chave L de 8mm, apertei um pouco mais o parafuso e no dia seguinte rodei 14km com a moto de baixo de um sol muito forte e não houve nenhum vazamento.

APARENTEMENTE, foram problemas simples, só terei certeza depois que pegar uma estrada com a moto, onde é comum andar em giros mais altos e ter um aquecimento maior do motor.

Pretendo nas próximas semanas fazer um passeio mais distante para verificar se realmente o vazamento foi sanado.

Até o próximo post



6 comentários :

Unknown disse...

Veio meu conselho para parar o vazamento e poder pegar a estrada definitivamente sem nenhum problema e que vc venda essa merda e compre uma moto de verdade.
No minimo uma CB 300 ou fazer 250. nao vaza nao da problema e eh uma moto de verdade nao essas ai que vc ganha na caixinha de cereal.
nao perca seu tempo com isso, serio amigo compra uma honda e seus problemas serao solucionados.
Espero ter ajudado pois rodar 5 km kkkk
e dar vazamentos kkkk

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Obrigado pelo comentário David,

Esses vazamentos ocorreram devido ao serviço mau feito pela autorizada. Ja vi mirages do ano da minha com 30000km e mirages mais antigas com mais de 80000km

Unknown disse...

Olá amigo, não consegui achar seu nome em nenhum post mas gostaria de parabenizar esse lindo post explicativo que relata até antes da decisão de compra da Mirage e parece que temos a mesma preferência.
Em Janeiro de 2012 tirei uma Mirage 150 e rodei com ela 4800 km sem nenhum problemas mas sempre admirando a Mirage 250 até que tirei a minha 250 em Dezembro de 2013 de consorcio meio que contra o meu gosto, a CNK Consórcios não estava mais fazendo consórcio novos e estavam apenas finalizando os grupos em andamento e com medo precisei agilizar minha contemplação para não correr o risco de ficar sem a Mirage. Hoje a Mirage está com 1200km e estou feliz da vida e nada de problemas até agora, já foi pra primeira revisão que consegui na Star Motos, tentei na Edgar Soares mas o tempo de espera era grande.
Estou satisfeito com a Mirage 250 e atende os meus desejos de viagem em estradas e agilidade dentro da cidade.
Qualquer dia vamos nos encontrar para passeios de BV.
Um grande abraço
Renato(apelido Mikami no forum motoscustom)

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Olá Renato,

A ideia desse blog surgiu quando decidi comprar minha mirage e não encontrei muita informação sobre opiniões de quem tinha.

Também estou gostando da minha e não pretendo vender. O que estraga a Kasinski são as autorizadas, se não fosse por elas a Mirage seria perfeita.

No momento a minha está com 3600km e aparentemente o problema do vazamento de óleo foi solucionado, pelo menos na cidade rodei bastante e não vazou.

Estou só esperando ter tempo para pegar uma estrada para confirmar que o vazamento foi solucionado para escrever um post a respeito do assunto.

PROJETO "My Big DreaM"! disse...

Caro Mirage 250, Muito Obrigado por ter criado este Blog sobre a Mirage 250 EFI!
Não sou Motoqueiro, nem tenho Moto nenhuma (30 anos atrás que tive uma Lambreta e rodava mais de 100 km por dia na Grande São Paulo prestando Assistência Técnica para uma importadora de Ar Condicionado e Secadoras de Roupas), mais desde que vi em São Luís, MA uma Kasinski 250 toda customizada, foi paixão a primeira vista. Claro que gostaria ter uma Harley mais o Custo não me permite, assim sendo a Mirage 250 é a melhor opção que tenho.
Mais lamentavelmente parece que a Montadora se não fechou está prestes a faze-o, o pelo menos não produzir mais a Mirage 250, por tanto a opção é comprar uma usada e depois de ter lido o teus Posts 2015 fique muito mais animado e retomei o meu Projeto de fazer uma viagem muito longa.
Moro no interior do Maranhão na cidade de Pinheiro, assim sendo pretendo ir até Belém (PA) pegar a BR 010 e descer ate Montevidéu (UY) a minha cidade natal, depois de visitar os parentes continuar até Ushuaia (AG) e de lá subir até Alasca (USA).
Tenho ao meu favor o tempo livre e quero iniciar esta aventura esta aventura o dia 28 de abril de 2016, data em que faço 70 anos.
Como tenho ainda um ano pela frente, estou coletando todo material e experiência de Motos Raiders e suas viagens e sobre a Mirage 250 EFI.
O teu Blog foi de grande ajuda pela riqueza de detalhes e pelo amor que sentes pela tua Mirage, Parabéns!
Tenho escutado e lido inúmeras opiniões sobre qual é a Moto ideal para fazer uma longa viagem e a maioria concorda que a moto não é o mais importante e sim o cuidado que você der a ela. Concordas?
Agora a pergunta que não quer calar, mesmo tendo como referência a frase anterior:
Na tua opinião a Mirage 250 EFI é capaz de aguentar o tranco?
Aguardo com ansiedade todo e qualquer opinião, conselho, dica, informação que puderes me passar.
Forte abraço!

Proprietário da mirage 250 efi 2012-2012 disse...

Amigo Serafin Fernandez,


Fico muito feliz em saber que está gostando do meu blog e que também este está sendo muito útil para o planejamento da sua aventura.


Considero a mirage uma boa moto, inclusive temos um integrante do grupo Mirage 250 Brasil a no facebook que deu a volta no Brasil inteiro com uma modelo 2010.


O album da viagem desse aventureiro está neste link https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.284294455087934&type=1


Para acessar, vc precisa ter facebook e ser integrante do grupo Mirage 250 Brasil.


Com relação a viagem, embora seja possível faze-la,, acredito que NENHUMA moto do porte da Mirage estará livre de problemas numa viagem desse tamanho.


Portanto, para fazer essa viagem com uma moto desse porte, em primeiro lugar, NA MINHA OPINIÃO. vc terá que ter uma noção de mecanica para estar preparado para emergências e conseguir realizar as seguintes manutenções NA ESTRADA caso algo de errado.


Ajustar uma corrente frouxa.

Trocar uma corrente que estourou na rodovia caso precise

Trocar um cabo de embreagem, acelerador e freios caso precise


Caso o pneu fure, trocar a Câmera

De tempos em tempos fazer as medições PREVENTIVAS na parte elétrica da moto com multimetro

Trocar um cabo de vela ou bobina caso ocorra problemas.



Você precisa nessa viagem tbém estar preparado com peças reservas, na sua bagagem como cabo de vela, cachimbo, bobina, retificador reserva, cabos de embreagem e acelerador, kit corrente coroa e pinhão, Câmeras reserva caso pneu fure na estrada, bomba para encher, parafuso do bujão de óleo reserva caso espane o original, parafusos prisioneiros que prendem o filtro de óleo caso os mesmos espanem.

Lembre-se, uma viagem desse tamanho, vc trocará inumeras vezes o óleo e filtro, portanto o risco desses parafusos e dos parafusos de qualquer moto espanarem são grandes.

Acredito que esses cuidados você deva ter para uma viagem desse tamanho com qualquer marca de moto desse porte, pois vc passará por lugares onde estará a centenas de km de uma oficina mecânica, onde talvez não pegue nem celular, e se um problema ocorrer vc precisará estar preparado.


Se estiver preparado e em boa condição física acredito ser possível sim fazer uma viagem desse tamanho.


No video abaixo 2 amigos fizeram uma viagem tão longa qto, com 2 cgs, pq vc não conseguiria fazer com uma mirage?


America do sul de cg

https://www.youtube.com/watch?v=TLC1KaNN9XM


Até o Alasca de cg

https://www.youtube.com/watch?v=1H1Gjw1Se9c


https://www.youtube.com/watch?v=rF9ayov1P5k

Um grande abraço e aguardo noticias